Ao longo do meu tempo de treinamento e competições, tenho me deparado com muitas situações, algumas positivas outras negativas, porém todas sempre constituindo um imenso aprendizado.
Desde que foquei treinar forte e competir firme em provas de distância (triathlon, natação e maratonas), minha rotina virou de cabeça p/ baixo.. Tudo na minha hoje é em funçaõ do meu mestrado e da minha profissão, e do triathlon. Sou feliz assim. A vida tem me proporcionado experiências e conhecimentos que jamais eu poderia desfrutar, se não fosse minha profissão e meu esporte.
Inveja, critica, incompreensão....tudo faz parte e aprendemos administrar ao longo do tempo.. No entanto, um fato tem me inquietado há alguns dias.. Todos sabem que eu estava treinando fortissimo para o Long Distance Caiobá e o resultado veio. Após o long, retomei minha rotina de treinos, focando melhorar a performance, os tempos e claro, me preparar para as provas vindouras. Mas há uns dias me fizeram a seguinte pergunta:
"Porque vc treina tanto se vc nem é profissional?" e a outra mais inquietante ainda: "Porque vc treina distancias de Ironman se vc nem vai fazer o IM Brasil esse ano?"
Pois é... não sei porque... Assim como também não sei porque incomoda tantas pessoas eu treinar forte e treinar distancias ... Se assim o faço é porque gosto, porque quero sempre melhorar e fazer bem feito o que me disponho a fazer. Não é fácil acordar 5h30 da manha ir correr no frio, na neblina, na garoa... nadar no horario do almoço... trabalhar, estudar.. Mas é uma questão de disciplina, determinação e paixão. Quando gostamos do que fazemos, isso não nos torna um pesar, pelo contrário, um prazer. E sim, continuarei treinando distancias de IM, treinando forte, mesmo não sendo profissional...E ainda sim, continuarei buscando ser a melhor na minha profissão, desenvolvendo minhas pesquisas e meus projetos, escrevendo meus artigos e dando minhas aulas com muito afinco e interesse, como sempre o fiz.
Triathlon, maratonas, viagens, cultura, cidades e pessoas. Desafio é o que nos move adiante!
30 de abr. de 2010
Treinos
A rotina de treinos intenso voltou... ontem pedalei (treino de força no rolo..1h30 no talo!) e corri 10km (record pessoal).. Hoje 3km de velocidade e +20km de ritmo... E assim segue a vida.. E ainda me perguntam: "porque treinar tanto se vc nem é profissional?"
Essa é uma das minhas inquietações...
Essa é uma das minhas inquietações...
28 de abr. de 2010
Treinos
Conseguindo retomar os treinos... Trabalhar, estudar e treinar não é fácil..e manter a dedicação e a disciplina em tudo requer muita, mas muita força de vontade! Tenho a sorte de ser abençoada e ter em minha vida "alguns anjos" (pessoal, profissional e esportivamente) que tornam essa minha rotina cada vez mais prazerosa e menos desgastante, pois posso contar com eles e sempre sentir a sua força e energia positiva, que motivam a crescer e a melhorar cada dia mais. Alguns anjos de longa data, outros nao tão antigos.. e outros novos.. Sem duvida tenho muita sorte em tê-los em minha vida!
Motivadíssima, hoje retomei meus treinos fortes.. 1h30 pedal + 20km corrida.. pra sugar mesmooooo....
27 de abr. de 2010
Triathlon Criciuma
No próximo dia 02, domingo, acontecerá em Criciuma uma competição de triathlon longo, organizada pela equipe ProRunner, encabeçada pelo triatleta Santiago Mendonça.
Mais informações:
http://www.equipeprorunner.com.br
http://www.santitri.blogspot.com
Mais informações:
http://www.equipeprorunner.com.br
http://www.santitri.blogspot.com
19 de abr. de 2010
Volta a Ilha 2010
Em comunicado oficial, anuncio que não mais irei participar da Volta a Ilha 2010 em razão de compromissos profissionais. Estarei apresentando um artigo, fruto de uma pesquisa de meses, em um congresso e a minha presença é obrigatória, implicando penalizações caso não compareça. A confirmação deste compromisso se deu, infortunamente, após a data limite de substituição.
Ademais, sofri uma lesão no dedão do pé esquerdo, no Long Distance Caioba, o que já era cogitado por todos, e que de qualquer maneira invibializaria a participação em uma prova desse magnitude.
Como sobrevivo da minha profissão e nao do meu esporte, tive que priorizar as obrigações decorrentes dela. Mas desejo boa sorte a equipe! Sei que farão uma excelente prova!
Vivian Dombrowski
Ademais, sofri uma lesão no dedão do pé esquerdo, no Long Distance Caioba, o que já era cogitado por todos, e que de qualquer maneira invibializaria a participação em uma prova desse magnitude.
Como sobrevivo da minha profissão e nao do meu esporte, tive que priorizar as obrigações decorrentes dela. Mas desejo boa sorte a equipe! Sei que farão uma excelente prova!
Vivian Dombrowski
18 de abr. de 2010
Matérias
Pessoal,
Matérias sobre minha participação no Long Distance:
Jornal Metrópole de 16/04.
Site dos Corredores de Rua de Curitiba
Site do Alexandre Perdão.
Matéria sobre Maratona:
Revista Contra Relógio!
Valeu!
Matérias sobre minha participação no Long Distance:
Jornal Metrópole de 16/04.
Site dos Corredores de Rua de Curitiba
Site do Alexandre Perdão.
Matéria sobre Maratona:
Revista Contra Relógio!
Valeu!
16 de abr. de 2010
Jornal Metrópole
Jornal Metrópole de hoje! matéria sobre o meio ironman de caioba e a minha participação!
matéria do Roberto Dziura!
matéria do Roberto Dziura!
15 de abr. de 2010
CONTRA RELÒGIO
Pessoal,
Estou na Revista Contra Relógio do mês de abril, na matéria "Sonho de Corrida", da Fernanda Paradizo!
Vale a pena, matéria show!!
Estou na Revista Contra Relógio do mês de abril, na matéria "Sonho de Corrida", da Fernanda Paradizo!
Vale a pena, matéria show!!
Band News
Obrigada ao jornalista e amigo Luiz Ribeiro, pela divulgação do meio ironman de Caioba e, principalmente, da minha participação na Band News Curitiba, 3.ª feira!!
12 de abr. de 2010
Long Distance Caiobá
" Fazer um long distance era uma meta para mim em 2010. Sempre foi uma vontade mas somente agora havia sentido confiança em realizar uma prova desta, até porque requer muito preparo, muito treino e muita dedicação, o que até o ano passado não estava sendo possivel, em razão do meu mestrado. No entanto, no inicio deste ano vi que era possivel intensificar os treinos e fazer a prova, no entanto não faria Caiobá pois seria uma semana antes da maratona de Florianópolis, minha prioridade. No entanto, no fim de fevereiro a maratona foi cancelada, foi quando pensei: vou fazer o long! COnversei com o Perdão, meu treinador e vimos que seria possivel, desde que intensificassemos os treinos. E assim fizemos. Acho que nunca treinei tanto na minha vida como nas últimas semanas. Achava que meu corpo nao seria capaz de suportar tanto treino, tanto esforço..mas foi capaz e até mais!
O que parecia tão distante, enfim chegou. O fim de semana bateu a porta. Não tinha mais o que treinar. Fim de semana feio, nublado e com chuva. Mar revolto, marolado no sábado..deixou todos apreensivos. No congresso técnico, sabado a noite, conversa com os amigos, dicas dos mais experientes, muita força de todos! Não tinha mais o porque ficar nervosa, todos estavam comigo. Isso foi imprescindivel..concentrar total na prova, e com pessoas que nos querem bem!
Eis o dia 11/04!! Acordo cedo, bem, dia nublado.. Faço a rotina pré-competição..checagem do material q vai ficar na transição, checagem da bike, enfm, tudo ok! Chego na transição..monto tudo e vou para a praia me preparar.. Eis que: CHOVE! Ahaha..pensei comigo, o pior aconteceu..chuva, marola e frio. Pronto, pior q isso nao vai ficar..respira fundo e vai!! E foi dada a largada...todo o nervosismo sumiu! Nadei bem , mesmo dividindo espaço com os homem 2x maiores que eu... mesmo tendo levado vários socos e chutes (estou com um corte fundo no pé, de lembrança de algum colega de prova...) fiz bem as duas voltas de 950m, totalizando os 1.900m, mesmo com neblina e chuva. Sigo para a transição. Me monto para o ciclismo e lá vamos nós..90km a vista. Peguei chuva, garoa, vento e sol no percurso... Alento ver minha mãe quando terminei a 1.ª volta e saía para a 2.ª...deu uma revigorada! Detalhe para os policiais que faziam a guarda do percurso e viam os cachorros se atravessarem na nossa frente e ainda riam...Sinceramente, a PM deixou a desejar nesse sentido. Vento forte na Alexandre-Matinhos que nos segurou um pouco. Mas no final das contas, tudo transcorreu bem...
Cheguei para a transição para a corrida e vi minha mãe e meu amigão Wolf! Revigorou novamente...deu um gás pra continuar.. Pernas trêmulas do ciclismo, saio para os 21km de corrida na Av. Atlântica com um sol de rachar!! Nem bem entro na Atlântica ,escuto o Bronze dando aquela força... COnfesso que nao foi fácil correr os 21km naquele sol...mas por várias vezes quando pensava em diminuir , via meus amigos no percurso, gritando meu nome, mandando palavras de incentivo..não tinha como desanimar.. No final, nos ultimo 3km contei com a força do Perdão e do Wolf.. providenciais!
E termino assim meu primeiro Long Distance rumo ao Ironman 2011! Não foi facil...Me perguntaram se um maratona é mais facil ou mais dificil que o meio ironman..Com toda a certeza: MEIO IRONMAN é MUITO PIOR que a maratona, não tem nem comparação.. Mas proporcionalmente recompensador. QUando cruzei a chegada todo o sofrimento, dor e cansaço sumiram. E para a recompensa ser maior, ainda voltei com um troféuzinho pois fiquei em 4.º LUGAR na cat. 25-29 anos e a 2.ª melhor paranaense na prova. Poderia ter ido melhor, mas a tecnologia fez a diferença nessa prova...eu competi com a minha bike de estrada, de short triathlon, enquanto as demais meninas com bikes contra-relógio, o que me deixou em situação desfavorável..
Agradeço a todos que ficaram na torcida, que mandaram as energias positivas e os recados de incentivo via orkut, facebook e twitter! Meus amigos corredores de Curitiba (CRC's) Mario MArangon, Alann Ferrarini, Adcley, Marlus Cesar; o George Volpão, da Territorio; o Kleber (Naventura Eventos) que foi com seus pais pra Caiobá assistir a prova e dar um apoio; ao pessoal da H2O, Claudinha, Arlete, Carol, Félix e o swim coach Bruno; meu amigo Vicente Liguori Junior pela força nas ultimas semanas (lembrava de vc durante a prova: O Jr disse q eu ia gostar!!); o André, meu grande amigo de mestrado (Capes 6 né???); ao meu patrocinador, IPO- Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia, principalmente ao Dr. JOão Luiz Garcia de Faria e ao Wilson Esposito; a minha grande amiga Amiris Gasola (amiga,pensava em vc na natação!!); à mais nova amiga Ariane Monticeli, vice campeã da prova (profissional) que me tranquilizou muito no sabado e deu muita força nos ultimos dias; ao amigo Marcelo Bronze (que foi Prata no Short Distance!!) que nao me deixou quebrar no inicio, dando aquela força; e a todos que conversaram comigo nos ultimos dias, que estão sempre torcendo e que me passaram muita tranquilidade...Muito Obrigada! Fiquei comovida com a força de todos vcs!!! Embora todos vcs sejam muito importantes para mim, não posso deixar de fazer 3 agradecimentos especiais:
1. a minha mãe!! Força e apoio até debaixo de chuva!!! Te amo muito!
2. ao meu treinador Alexandre Perdão que acredita em mim e me ajuda a superar obstáculos cada vez maiores e que me entende melhor q eu mesma as vezes. Muito obrigada por tudo Perdão!!!
3. ao meu grande amigo Wolf, que num ato de carinho e desprendimento, foi pra Caioba no domingo somente pra me apoiar na prova!! São amigos assim que não me deixam desistir.
8 de abr. de 2010
homenagem youtube
Homenagem.. Verdadeiro flashback da vida esportiva... Valeu Wolf!!
http://www.youtube.com/watch?v=m_uLdy6umXA
http://www.youtube.com/watch?v=m_uLdy6umXA
Palavras amigas pré-competição
Mensagem de apoio e amizade de um grande amigo, Wolf, nesses dias que antecedem uma das provas mais importantes para mim, neste ano:
Minha amiga, ainda faltam alguns dias para o tão sonhado e tão sofrido (por antecipação) desafio.
Coração a mil, cabeça a dois mil...
Nessas mal escritas palavras tentei achar alguma maneira de trazer um pouco mais de tranquilidade a você.
Procurei por aí algumas frases, mensagens e tudo mais que pudesse se não serem reproduzidas, que ao menos me dessem uma direção por onde começar a te escrever.
Confesso que não consegui muita coisa...
Acho que é meio difícil encontrar palavras que possam diminuir um pouco a ansiedade... a gente tenta né.
Tenho acompanhado "de perto" a sua determinação, a sua exaustão, as dificuldades enfrentadas; algumas vezes de penetra nos treinos, outras pelos seus comentários.
Não tenho dúvidas que você está pronta!
São quilômetros e mais quilômetros rodados de bike, de corrida, de natação. Sol, chuva, frio....treinos exaustivos.
Se fosse um atleta profissional, daqueles que não precisam se preocupar com mais nada a não ser treinar, não seria nada de mais.
Agora você com seu mestrado, seus artigos com prazos curtíssimos, tendo que viajar pra acertar detalhes e pendências e ainda por cima treinar...
Não é fácil lidar com a exaustão física depois de um dia intenso de treinos e ainda ter que encontrar forças para se concentrar e escrever dezenas de páginas sobre assuntos complicadíssimos de levar a fadiga mental também.
Por tudo isso, não acho outra palavra que não seja CAMPEÃ!
Talvez não possa chamar este vídeo de motivacional. Acredito que seja mais uma lembrança, uma retrospectiva.
Lembrança de tudo que você já passou, de suas conquistas, dos desafios, das vitórias nas competições, das vitórias pessoais, da aprendizagem que cada prova nos trás.
"Champions do not become champions when they win the event, but in the hours, weeks, months and years they spend preparing for it.
The victorious performance itself is merely the demonstration of their championship character."
-- T. Alan Armstrong
Minha amiga, ainda faltam alguns dias para o tão sonhado e tão sofrido (por antecipação) desafio.
Coração a mil, cabeça a dois mil...
Nessas mal escritas palavras tentei achar alguma maneira de trazer um pouco mais de tranquilidade a você.
Procurei por aí algumas frases, mensagens e tudo mais que pudesse se não serem reproduzidas, que ao menos me dessem uma direção por onde começar a te escrever.
Confesso que não consegui muita coisa...
Acho que é meio difícil encontrar palavras que possam diminuir um pouco a ansiedade... a gente tenta né.
Tenho acompanhado "de perto" a sua determinação, a sua exaustão, as dificuldades enfrentadas; algumas vezes de penetra nos treinos, outras pelos seus comentários.
Não tenho dúvidas que você está pronta!
São quilômetros e mais quilômetros rodados de bike, de corrida, de natação. Sol, chuva, frio....treinos exaustivos.
Se fosse um atleta profissional, daqueles que não precisam se preocupar com mais nada a não ser treinar, não seria nada de mais.
Agora você com seu mestrado, seus artigos com prazos curtíssimos, tendo que viajar pra acertar detalhes e pendências e ainda por cima treinar...
Não é fácil lidar com a exaustão física depois de um dia intenso de treinos e ainda ter que encontrar forças para se concentrar e escrever dezenas de páginas sobre assuntos complicadíssimos de levar a fadiga mental também.
Por tudo isso, não acho outra palavra que não seja CAMPEÃ!
Talvez não possa chamar este vídeo de motivacional. Acredito que seja mais uma lembrança, uma retrospectiva.
Lembrança de tudo que você já passou, de suas conquistas, dos desafios, das vitórias nas competições, das vitórias pessoais, da aprendizagem que cada prova nos trás.
"Champions do not become champions when they win the event, but in the hours, weeks, months and years they spend preparing for it.
The victorious performance itself is merely the demonstration of their championship character."
-- T. Alan Armstrong
4 de abr. de 2010
Páscoa
Pascoa é tempo de renovação, introspecção, renascimento. Afinal, "Ele Vive".
E também dias de treino.. de 5.ª feira a domingo totalizei 60km de corrida e 160km de ciclismo..Agora é preparar corpo e mente para o próximo desafio..
Não está sendo fácil conciliar rotina profissional, acadêmica e os treinos..Mas a vontade de superar desafios é grande...de romper limites e ousar o novo...Tem que tentar e fazer uma tentativa bem feita.. Consciente dos riscos, da dimensão da dificuldade e juntamente com o suporte de um execelente treinador e um ótimo patrocinador, é respirar fundo e olhar pra frente, rumo a realização do sonho.
FELIZ PÁSCOA A TODOS!!
Assinar:
Postagens (Atom)