17 de set. de 2012

Corrida Trilhas Parque Cambuí



Fala galera,

No último sábado, 15, corri a prova "Trilhas do Parque Cambuí", em Campo Largo/PR, que faz parte do Circuito Amigos da Natureza, promovido pelo Gilberto da Silva, em parceria com a Assessocor ( Informações sobre a prova )

Sobre o Parque Cambuí
O Parque Municipal Newton Puppi, antigo parque Cambuí, foi decretado parque municipal em 1989. Desde então ele tornou-se espaço para educação ambiental, assim como, para proteção de várias espécies da flora e da fauna, em seus 146Ha ( sobre o parque).
Muito bacana a história do Parque e como a Prefeitura de Campo Largo vem conduzindo as políticas ambientais e de uso e ocupação de solo em relação a ele. A oitiva da população, na maioria das vezes negligenciada, embora prevista em lei, é fundamental para que um projeto seja executado  de maneira satisfatória e que possa atender a sua destinação.Ainda, a ideia das cercanias específicas é essencial para evitar que as pessoas acabem degradando a área, porém mantem protegida a fauna local.
 Segue o resumo da história do parque, bem como as medidas para mantê-lo como unidade de conservação (como ambientalista e profissional da área urbano-ambiental não pude deixar de pesquisar a respeito):

"O parque fica a menos de 2km do centro de Campo largo e é um lugar muito aprazível para curtir a natureza, praticar esportes, passear e descansar. O local ainda possui o casarão, sede da antiga Subestação de Enologia. Conhecido como Parque Cambuí, o local é uma UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL e possui cerca de 1,4milhões de m², equivalente a 140 campos de futebol. O parque também possui trilhas ecológicas.
Desde 2006 o Parque Municipal Newton Puppi vem recebendo atenção especial do município. A elaboração e a atualização do Plano Diretor - também chamado Plano de Manejo do Parque - foram realizadas por uma empresa especializada. O planejamento iniciou com a realização de um diagnóstico, quando a população pode participar e apontar as deficiências e potencialidades do local. Para definir a melhor destinação para o parque, foram realizados fóruns e oficinas de discussão, que também contaram com a participação popular. Em março de 2007, a Prefeitura iniciou a contratação dos projetos específicos para atender as áreas destinadas à administração do parque, preservação ambiental e a prática de esportes e lazer.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, as obras destinadas ao espaço da natureza prezam pela preservação, conservação e manutenção da qualidade ambiental. O cercamento do Parque, por exemplo, está sendo realizado com telas de proteção apropriadas para as Unidades de Conservação, que garante maior proteção a fauna e flora local, pois evitam passagem da população mas garantem o livre acesso de animais silvestres existentes como serelepes, cotias e gambás. A medida visa evitar o intenso fluxo de pessoas por trilhas secundárias, impedindo o acesso e o uso do parque para atividades proibidas como a caça e a extração e o corte de árvores nativas, por exemplo. Todo o planejamento tem como objetivo a organização dos espaços utilizados para a população, sem agredir os espaços reservados para a conservação ambiental."

  
Fonte: Prefeitura de Campo Largo

A prova
Bom, falando da prova... O percurso de 10km foi todo em estrada não pavimentada, incluindo, claro, as trilhas, as quais foram providenciais no calor de sábado a tarde. Como eu havia pedalado 60km pela manhã, senti um pouquinho as pernas a tarde, mas faz parte e o corpo tem que aprender a lidar com isso.



Largada pontualmente às 16h, pessoal dos 5k e 10k largaram juntos na pista de atletismo do parque. Confesso que demorei uns 3km para encaixar ritmo. Ainda bem que a cabeça manda e os outros 7km's foram melhores. Algumas subidinhas..descidinhas...porém o que mais pegou para mim foi o fato de estar muito seco e com muitas pedrinhas soltas na trilha. Mas nada que um pouco de técnica e cuidado não resolvessem o problema.
Nesta prova me deparei com uma situação que há muito tempo não percebia... Você está em uma trilha onde cabem 3 corredores lado a lado. Há dois corredores juntos e um logo atrás, que poderia muito bem desviar estes dois pelo lado esquerdo, entretanto, "colava no cangote" e ainda gritava "bi bi", para depois ir devagar na nossa frente!! Na primeira vez desviamos mas na segunda vez já achei que era provocação. Como percebi que este cidadão ia ficar nessa chateação, realmente acelerei para me livrar dele. Acredito que bom senso seja essencial em provas. Se você quer passar, é só desviar (porque havia espaço). Mas se você não mantém o ritmo, fica na sua. Ficar ultrapassando.. "bi bi" pra cá e pra lá...para ir devagar na frente, não é bacana. Estressa, incomoda e tira o ritmo.

No fim das contas, adorei a corrida e o local. O circuito Amigos da Natureza propicia provas muito bacanas, organizadas e que nos permitem conhecer parques e locais na região metropolitana de Curitiba que usualmente não iríamos. Além da oportunidade em aprender um pouco a mais sobre a cidade, seus pontos turísticos e passar tardes agradáveis ao lado de amigos e fazendo o que mais gostamos: correndo!

Acabei conquistando o 2.º lugar geral feminino em 10km, ficando atrás da campeã por alguns segundos (confesso que tentei buscar, mas não consegui). De qualquer forma bati RP na distância e fiquei muito feliz com meu fim de semana e em ver que os treinos pós lesão estão a contento. Evolução, rendimento e resultados dentro do planejado. Fica aqui meu muito obrigada ao meu técnico Alexandre Perdão, que faz parte dessa conquista também!!!



E ainda teve longo de 18km no domingo...debaixo do solzão...um pra cada corredor ... Bom demais!

Parabéns ao Gilberto da Silva, pela prova; e à Assessocor pela parceria! Valeu!

Bons treinos e boa semana pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário